Nem só de fama e glória vivem os artistas. Por trás dos holofotes, alguns famosos também enfrentam momentos de incertezas, inseguranças e precisam lidar com isso como qualquer mortal.
– Continua após o anúncio –
+ Bianca Andrade surpreende com dica sobre saúde mental: ‘Vai ter muito mais foco’
Nós do Àrea VIP, vamos relembrar alguns famosos que assumiram depresssão, ansiedade e outros.
Lucas Lucco
– Continua após o anúncio –
Recentemente, Lucas Lucco veio a público anunciar que se afastaria dos palcos para tratar um problema de saúde. O cantor sertanejo, que por diversas vezes já pausou a carreira, foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), condição que causa mudanças extremas de humor, que podem variar de períodos de euforia e hiperatividade a outros de depressão profunda.
Em carta publicada nas redes sociais, Lucco disse que foi forçado a adiar e até cancelar apresentações por conta do transtorno. “Tive inúmeras crises durante o ano, mas no dia 7 de novembro ficou muito intenso e, de lá para cá, eu fiquei sem sintomas somente durante três dias desses 30“, explicou.
– Continua após o anúncio –
+ Lucas Lucco anuncia nova pausa na carreira para tratar saúde mental
Como Lucco, outros artistas também tiveram que lidar com algum tipo de problema psicológico ao longo de 2023 e dividiram o momento com os fãs.
Vitão
Em outubro, Vitão surgiu muito abalado e falou sobre ser alvo constante de ataques ofensivos dentro e fora das redes sociais. O cantor admitiu na ocasião que estava cansado e com a saúde mental extremamente abalada por conta da situação.
“Eu odeio vocês profundamente. E sim, eu estou ficando doente. A cada dia mais, mais desmotivado, inseguro e doente, graças a vocês. Graças ao ódio de vocês. Cada dia mais cultivando o ódio dentro de mim também, por cada um de vocês. Vão se fud*r cada um de vocês, todo mundo“, afirmou Vitão em um vídeo, que logo em seguida foi deletado de seu perfil no Instagram.
+ Vitão diz estar doente de tantos ataques que sofre na internet: ‘Eu odeio vocês, profundamente’
No mesmo vídeo, o cantor ainda deixou evidente que estava prestes a perder a sanidade com os haters: “Se me encontrar, vamos tretar. Vamos sair no soco. Para de passar com a porr* do carro e gritar da janela, para depois sair andando. Bagulho de covarde do caralh*”, ele se revoltou ao finalizar.
Wesley Safadão
Em setembro, Wesley Safadão anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado após o diagnóstico de transtorno de ansiedade. A rotina de shows super produzidos foi interrompida após um show em Natal, no Rio Grande do Norte. “Eu estou esgotado. A palavra é essa, assim, esgotado mentalmente. Eu não soube a hora certa de dosar, de diminuir o ritmo. É como se eu não conseguisse dizer não”, disse em entrevista ao ‘Fantástico’.
+ Wesley Safadão fala de recuperação após crise de ansiedade: “É um processo”
O cantor de 35 anos aproveitou o tempo com a família e amigos e aproveitou para realizar atividades de lazer, se recuperando em um curto período de tempo. No final do mesmo mês, ele anunciou a volta aos palcos. “Vocês não têm noção do tamanho da minha felicidade em publicar isso e poder gritar para o mundo que estou retornando aos palcos e principalmente para todos vocês, que desde o primeiro dia me acolheram, me entenderam, oraram e torceram por mim”, disse Safadão nas redes sociais.
Mel Maia
Também em setembro, Mel Maia também fez um desabafo sobre saúde mental. Pouco tempo depois de terminar o relacionamento com o cantor MC Daniel, a atriz usou as redes sociais para falar sobre a dificuldade de dormir e tendo crises de ansiedade.
“Gente, já tem uns dias que eu tô sofrendo de insônia. Eu fico rolando na cama para lá e pra cá, eu não consigo dormir, por mais que eu esteja muito cansada. Daqui algumas horas vou ter que sair para ir para o aeroporto porque vou trabalhar amanhã. Já era pra estar dormindo, descansando, e eu não consigo dormir. Acho que estou com ansiedade”, disse a artista.
+ Mãe de Mel Maia faz comovente homenagem ao filho falecido: ‘Nem tudo passa’
A atriz, porém, disse que tinha uma fórmula que a deixava mais tranquila. “Quando eu estou com meus amigos, as pessoas que eu amo, a minha ansiedade parece que vai embora. Isso não é ruim! É muito importante você ter essa relação com seus amigos. Ainda mais para pessoas ansiosas, porque faz muito bem para a saúde mental. Não se sinta culpado ou culpada por estar vendo seus amigos, por se sentir bem perto deles”, analisou, ela, que muitas vezes se sente culpada pelos momentos de lazer. “Às vezes eu acabo me sentindo culpada, me auto sabotando, achando que eu estou curtindo demais ou estou deixando os trabalhos, problemas, muito de lado”, afirmou ela.
Viih Tube
Vira e mexe, Viih Tube vê seu nome no olho do furacão e tem que lidar com a exposição. Isso tudo aliado à maternidade gerou reflexões para a youtuber. Em agosto, ela usou as redes sociais para falar sobre sua saúde mental. A ex-BBB contou que sentiu uma “onda de tristeza do nada”, mesmo após quatro meses do nascimento de sua filha, Lua, do relacionamento com Eliezer. “Não é sobre a maternidade nem sobre a Lua. É sobre mim! Como se eu estivesse indisposta para ser eu e fazer minhas coisas”, escreveu.
+ Viih Tube abre o coração sobre tristeza após dar à luz: “Fiquei mal”
Viih Tube disse que se sentiu mal ao ver um comentário negativo na internet. “Vi um comentário de hater e fiquei mal, triste de verdade. Como se tivesse apagado minha luz”. A influenciadora se questionou sobre o motivo de sua tristeza e se seria um caso de puerpério, que é o período pós-parto em que a mulher passa por mudanças físicas e emocionais. “Poxa, tenho minha filha saudável, tenho uma vida feliz, porque estou triste? Não é possível que seja o puerpério ainda. Será?”, questionou na ocasião.
Lexa
A exposição na mídia muitas vezes traz forte pressão para os artistas. Atualmente, Lexa está separada de MC Guimê e vivendo um novo amor com o ator Ricardo Vianna. Porém, no início do ano, a cantora se viu no meio de uma grande polêmica. Ainda casada com o funkeiro, ela levou um grande baque quando Guimê participou do ‘BBB23’. É que o cantor acabou sendo expulso do programa acusado de assédio após atitudes com Dania Mendez, que participava de um intercâmbio entre o reality da Globo e o mexicano ‘La Casa de los famosos’.
+ Lexa viaja para o Rio para encontrar MC Guimê após expulsão do BBB23, diz colunista
Após muito choro nas redes sociais, a cantora fez um desabafo. “Hoje tenho 28, cresci e amadureci ao lado dele, e ele nunca foi essa pessoa. Eu estou assustada, triste e decepcionada. Eu tô no fundo do poço. Tô machucada e não tenho forças para nada… Me retiro completamente deste cenário. Obrigada pelo carinho de todos, mas agora é hora de cuidar de mim”, disse ela na ocasião.
Depois de ficar alguns dias fora de cena, Lexa sacudiu a poeira, deu a volta por cima e, mesmo ainda abalada com tudo que aconteceu, voltou ao trabalho e às redes sociais. “Às vezes o desespero faz isso com a gente, minha saúde mental está abalada. Só não posso deixar as pessoas guiarem meus passos e decidirem por mim a minha vida. Bola pra frente e bora trabalhar. Não é sobre ninguém, é sobre mim”, escreveu ela.
Muitas águas já rolaram desde então, e Lexa, depois de perdoar Guimê, já acabou de vez o casamento com o funkeiro, fez a fila andar e anda feliz da vida ao lado de Ricardo Vianna.
Whinderson Nunes
Whinderson Nunes sempre falou de seus problemas psicológicos e seus altos e baixos. Em março deste ano, porém, o humorista contou nas redes sociais que ligou para o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço que fica disponível por telefone para prestar serviços de prevenção ao suicídio, com assistência psicológica e emocional.
+ Após perder o filho, Whindersson Nunes faz emocionante declaração para Maria Lina
“Liguei no CVV hoje, foi muito legal. Uma moça bacana, com uma voz calma, conversou comigo. Chorei demais, mas a experiência de conversar sobre tudo com um anônimo é muito libertadora“, disse o humorista no X, antigo Twitter.
No ano passado, Whindersson revelou abertamente que sofre de depressão. A morte precoce de seu filho, João Miguel, em maio de 2021, intensificou seu problema com a doença. “Eu estava fazendo turnê mundial! No meio da turnê, uma pandemiazona. Já estava meio mal, meio com depressão… Passei quase seis meses sem fazer nada… Sem aparecer na TV, sem fazer vídeo, sem trabalhar, sem fazer nada. Estava mal mesmo. Não queria fazer nada”, contou na ocasião.
Retrospectiva Podcast 2022: Assédios, revelações e muito mais!
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.