O Chrome testa um novo alerta para situações em que algumas abas estão exigindo muito do processador. Ao detectar uma atividade excessiva na CPU, o navegador vai disparar uma notificação no canto direito da tela. O usuário poderá clicar em um botão e desativar todas as abas problemáticas de uma vez. A novidade está em fase experimental e só pode ser ativada por usuários do canal Canary no Windows 11.
Para ligar a funcionalidade, o usuário deve abrir a página chrome://flags e ligar as opções “performance intervention UI” e “Enable Performance intervention demo mode”. Depois disso, é necessário reiniciar o navegador e ativar a opção “Performance Issue Alert” nas configurações de desempenho.
Quando ativado, o alerta aparece à direita da barra de endereços, próximo aos botões de extensões e perfil. Aparentemente, ele só considera o uso de CPU, não o uso de memória. O site Windows Latest testou a ferramenta e conseguiu dispará-la após duplicar uma aba múltiplas vezes. O próprio Chrome traz um gatilho para a notificação, que pode ser disparado na página chrome://discards.
Vale lembrar que o canal Canary é o primeiro a receber as inovações do Chrome, mas também é o mais instável e pode apresentar problemas ou bugs.
Chrome trabalha para ser menos “gastão”
Apesar de ser o navegador mais usado do mundo — com 65% de market share, segundo o Statcounter —, o Chrome tem má fama devido ao uso intensivo de recursos de hardware, principalmente RAM.
Uma das iniciativas recentes para combater este problema é o Memory Saver (ou Economia de memória, na versão em português), que suspende abas inativas. O navegador tem um recurso parecido para poupar energia, limitando atividades em segundo plano e efeitos visuais.
Além do alerta de CPU, o Google também prepara uma barra dedicada ao desempenho, com acesso a estes e mais recursos.
Com informações: Windows Report, Windows Latest