A Microsoft começou a testar um novo recurso que permite transmitir jogos diretamente do Xbox para o PC por meio do aplicativo oficial do console. A meta, segundo a gigante da tecnologia, é expandir a acessibilidade dos títulos em outras plataformas, oferecendo mais flexibilidade aos jogadores.
A novidade é uma expansão do Transmita seu Próprio Jogo e está disponível desde terça-feira (15/07) para membros do programa Xbox Insiders. É necessária assinatura ativa do Game Pass Ultimate, que custa atualmente R$ 59,99 mensais.
Mais de 250 jogos do Xbox direto no PC
“Basta acessar a seção Cloud Gaming no aplicativo Xbox para PC, procurar o catálogo ‘Transmita seu próprio jogo’, escolher um título compatível e começar a jogar”, informa a Microsoft. São mais de 250 jogos compatíveis.
A novidade é diferente do Xbox Cloud Gaming e das opções de reprodução remota atuais. Enquanto o Cloud Gaming executa os jogos em servidores remotos da Microsoft, agora é o próprio console do usuário que atua como um servidor de streaming.
Isso significa que os jogos são executados no hardware do Xbox (Xbox Series X/S ou Xbox One) e transmitidos via rede doméstica para o PC com Windows. Para funcionar, o console de origem deve conectado à internet.
A funcionalidade permite que os usuários joguem qualquer título instalado no console – tanto aqueles comprados digitalmente quanto os baseados em mídia física.
Como mencionado antes, a fase inicial de testes é focada nos Xbox Insiders assinantes do Game Pass Ultimate. Esse grupo de usuários participa de programas de pré-lançamento para dar feedback e ajudar a identificar possíveis problemas.
Quais as principais vantagens?
A nova opção de streaming representa um avanço importante para o Xbox, consolidando sua posição no cenário de jogos em nuvem e streaming. Antes, a reprodução remota, disponível para smartphones e tablets, permitia continuar as sessões de jogo em dispositivos móveis.
A extensão dessa capacidade para o ambiente do PC é uma alternativa para aqueles que desejam continuar jogando seus títulos de console no computador, seja em outra sala da casa ou em um cenário onde o acesso ao console não é prático.
Com informações da Microsoft e PC World