Resumo
- A The Browser Company lançou o Dia, navegador com IA integrada, disponível em versão beta para Mac.
- Ele resume páginas, escreve e-mails, compara abas e permite “skills” personalizáveis para automação de tarefas.
- Contudo, a IA interage com sites logados sem novas autenticações, o que gerou preocupações sobre privacidade.
A The Browser Company, criadora do navegador Arc, anunciou nesta quarta-feira (11/06) o lançamento do Dia, seu novo browser com foco quase total em inteligência artificial generativa. A versão beta já está disponível para Mac e pode ser baixada por membros do Arc.
Apesar de a empresa citar uma lista de espera para o público geral, o Tecnoblog conseguiu instalar o navegador sem restrições.
Desenhado para oferecer uma experiência altamente personalizada, o Dia integra uma IA que aprende com o comportamento online do usuário. De acordo com o CEO Josh Miller, a ambição é que, com o tempo, o navegador “conheça você tão bem quanto seus amigos e colegas mais próximos”.
IA que entende o que está nas suas abas
Um dos principais diferenciais do Dia é o assistente de IA integrado, que pode ler e interagir com o conteúdo de todas as abas abertas no navegador.
Segundo a empresa, isso elimina a necessidade de copiar e colar informações entre sites e janelas de chat, como ainda ocorre com ferramentas como o ChatGPT e o Gemini. Na prática, o usuário pode pedir que a IA resuma uma página, responda e-mails ou compare conteúdos de diferentes abas abertas ao mesmo tempo.
Segundo o The Verge, a IA do Dia pode também acessar sites em que o usuário está logado, o que permite interações mais profundas e personalizadas — como agir dentro de serviços online sem depender de novas autenticações.
A navegação é mediada por uma interface em estilo chatbot, fixada na lateral do navegador, que organiza tarefas e interações em uma linha do tempo contínua.
Outro destaque do Dia é o sistema de “skills” (habilidades), que permite automatizar tarefas. O navegador já inclui algumas habilidades padrão, como “Escrever” — que ajuda na redação de textos — e “Programar”.
Usuários também poderão criar suas próprias skills, como ocultar elementos de uma página, preencher formulários automaticamente ou executar outras tarefas específicas recorrentes.
Privacidade?
Para operar dessa forma, o navegador conta com um sistema de “memória”, que registra atividades de navegação para personalizar respostas e aprender o estilo de escrita do usuário.
Essa capacidade de leitura e armazenamento, no entanto, levanta preocupações com privacidade — semelhantes às que surgiram em torno do recurso Recall, do Windows 11.
A ferramenta da Microsoft foi alvo de críticas por capturar automaticamente imagens e textos exibidos na tela, o que gerou alertas sobre possíveis vazamentos em caso de ataques. O mensageiro Signal chegou a bloquear o Recall com DRM por considerar o recurso uma ameaça à segurança.
No caso do Dia, a The Browser Company afirma que a função de memória será opcional (opt-in).
Hursh Agrawal, diretor de tecnologia da The Browser Company, explicou ao The Verge que o navegador também utiliza cookies locais para acessar sessões autenticadas — ou seja, a IA pode interagir com sites já logados, sem solicitar novas permissões.
Em testes internos, a equipe chegou a implementar um agente automatizado que marcava reuniões e fazia reservas com base nesse acesso. A funcionalidade, porém, foi suspensa: os usuários relatavam desconforto com o nível de automação.
Para mitigar riscos, a empresa afirma que os dados são armazenados localmente e criptografados. Quando precisam ser enviados aos servidores da companhia, “ficam lá por milissegundos e são apagados em seguida”, afirmou Agrawal.
Apesar do entusiasmo em torno da IA, a The Browser Company ainda precisa provar que o Dia será mais do que uma vitrine de inovação e que pode, de fato, disputar espaço num mercado dominado por players bem consolidados.
O próprio Arc, aposta da empresa em uma experiência inédita de navegação, não vingou. Por ser diferente demais, o navegador não conquistou usuários e pode virar um software de código aberto.
Outros concorrentes mais tradicionais já trabalham com essa integração. A Microsoft posicionou o Copilot no Edge e a Opera aposta tanto no ChatGPT quanto em sua IA própria, a Aria. O Google, por sua vez, experimenta a inserção de funções do Gemini diretamente no Chrome.
Com informações da Forbes e do The Verge