O iPhone 15 ainda não foi oficialmente apresentado, mas graças aos vazamentos é possível ter ideia de como será a próxima linha de smartphones da Apple. As informações divulgadas até agora mostram que a Dynamic Island chegará a todos os modelos, câmeras com melhorias em ambientes escuros e a polêmica substituição do conector Lightning, que finalmente cederá seu lugar ao USB-C.
Índice
- As mudanças no design do iPhone 15
- As novas câmeras do iPhone 15
- Sai o cabo Lightning, entra o USB-C
- USB-C do iPhone pode limitar cabos não-homologados pela Apple
- Quando o iPhone 15 será lançado?
As mudanças no design do iPhone 15
O iPhone 15 deve ter algumas mudanças no design em relação aos modelos anteriores. Além do novo conector, as renderizações que vazaram mostram que a Dynamic Island estará disponível em todos os modelos do smartphone da Apple — diferentemente do iPhone 14, onde o recurso existe apenas na linha Pro.
O formato também terá mudanças: vazamentos sugerem que o iPhone 15 Pro terá bordas das telas ainda menores, como nos Apple Watches de última geração. O tamanho do display será o mesmo, mas espere que as molduras sejam levemente arredondadas — o terror para quem utiliza película protetiva.
Espere também mudanças nos botões: segundo os vazamentos, a tradicional trava do modo silencioso será substituída por um botão convencional no iPhone 15 Pro. Além disso, as teclas de aumentar e diminuir volume devem se transformar em uma só. Nada deve mudar para o iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que continuam com os botões tradicionais nos renders que vazaram.
Em relação às bordas do corpo do smartphone, a Apple pode surpreender com o material utilizado. Os vazamentos sugerem que o iPhone 15 utilizará titânio no lugar do alumínio e aço inoxidável. Isso tornaria o gadget mais resistente a arranhões e impactos.
As novas câmeras do iPhone 15
Com tanta concorrência entre diferentes fabricantes, a competição pela melhor foto de smartphone é bem acirrada. A Apple irá apresentar melhorias nas câmeras do iPhone 15, e a fabricante deve incorporar um novo sensor da Sony que promete fotos melhores em ambientes escuros.
Sai o cabo Lightning, entra o USB-C
Uma das principais mudanças do iPhone 15 está relacionada ao conector de carregamento. Os vazamentos sugerem que a Apple deixará a porta Lightning em favor do USB-C, padrão que já é utilizado pela maioria dos smartphones com Android.
A troca do carregador é aguardada faz tempo, especialmente considerando que o conector USB-C já está presente nos iPads e Macs. Mas não é esse o motivo para a mudança: na verdade, a Apple precisa cumprir uma decisão da União Europeia que padronizou a entrada USB-C para os dispositivos comercializados na região.
Mesmo tendo adotado o USB-C em outros dispositivos, a gigante de Cupertino não queria se livrar do Lightning. Durante discussões com a União Europeia em 2020, a Apple se manifestou contra a padronização dos carregadores, alegando que isso limitaria a capacidade de inovação no setor.
Por sinal, a discussão sobre a unificação de conectores não acontece apenas na Europa. No Brasil, a Anatel abriu uma consulta pública sobre a obrigatoriedade do USB-C como padrão para carregamento de celulares. Um grupo de senadores dos Estados Unidos também batalha pelo plugue universal.
O USB-C também poderá ter diferenciais entre modelos. Um rumor aponta que iPhones da linha Pro (ou seria Ultra?) teriam conexão Thunderbolt 3 ou USB 3.2, com velocidades de transferência de até 40 Gb/s, enquanto o iPhone 15 convencional ficaria limitado a 480 Mb/s do USB 2.0 e do conector Lightning.
USB-C do iPhone pode limitar cabos não-homologados pela Apple
Uma das maiores vantagens de um padrão de carregadores é que você pode utilizar qualquer cabo, certo? A chegada do USB-C no iPhone é um passo para isso, mas parece que a Apple não quer facilitar tanto assim.
Rumores indicam que os iPhones com porta USB-C identifiquem cabos que não tenham certificação MFi (Made For iPhone), como já acontece no Lightning. Ainda não sabemos as consequências de utilizar cabos de outras fabricantes, mas é possível que a Apple limite a velocidade de carregamento e transmissão.
Manter o programa de certificação pode ser importante para as finanças da Apple. O selo MFi é uma fonte de renda da empresa, e as fabricantes de acessórios precisam pagar uma taxa por cada conector homologado.
Se a limitação realmente acontecer, será um grande bola fora da Apple. A maçã já utiliza o conector USB-C em dispositivos como Mac e iPad, sem qualquer tipo de discriminação contra cabos de outras fabricantes. Também fica a dúvida sobre a compatibilidade de cabos USB-C antigos que foram fabricados pela própria Apple, já que eles não têm chips para certificação.
Quando o iPhone 15 será lançado?
O iPhone 15 deve ser anunciado em setembro de 2023. A Apple ainda não divulgou qual a data exata, mas a empresa costuma fazer um tradicional evento de lançamento na primeira quinzena do mês. Os funcionários da Apple Store já foram informados sobre o período onde não será possível tirar férias.
Em relação às vendas do iPhone 15 no Brasil, será preciso aguardar um pouco mais, pois os smartphones Apple costumam chegar ao varejo nacional no mês de outubro. A Apple costuma comercializar os lançamentos de iPhone primeiro nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Oceania e alguns países asiáticos.