A Qatar Airways, companhia aérea com sede no Catar, anunciou o plano de oferecer acesso à internet gratuito em suas aeronaves a partir da tecnologia de satélites da Starlink. Três aeronaves Boeing 777-300 contarão com o serviço até o final do terceiro trimestre de 2024. Mas essa é só a fase inicial.
Os demais aviões da Qatar Airways também serão equipados com a tecnologia da Starlink, mas em um prazo de até dois anos, prevê a empresa.
Atualmente, a companhia opera cerca de 250 aeronaves. A maior parte da frota corresponde justamente ao modelo Boeing 777-300, mas também há modelos como Boeing 787-8, Boeing 737 Max 8, Airbus A320-200 e Airbus A350-900.
Internet à bordo de até 500 Mb/s
Serviços de acesso à internet por satélite são oferecidos em voos há tempos. O que torna a rede da Starlink mais interessante para a modalidade é a menor taxa de latência (tipicamente abaixo de 99 ms) e larguras de banda mais altas em relação à tecnologia tradicional.
Não por acaso, a Qatar Airways fala em oferecer conexões de até 500 Mb/s (megabits por segundo), o que tornará o serviço adequado para streaming de vídeo ou jogos online, por exemplo (isso se a latência colaborar).
Ainda não está claro se haverá limite de download ou outro tipo de restrição. A Qatar Airways explica apenas que o serviço será oferecido gratuitamente via Wi-Fi a todos os clientes.
Esta colaboração com a Starlink é uma prova da priorização do cliente e do nosso compromisso em elevar a experiência dos passageiros a patamares nunca antes vistos, à medida que continuamos a aprimorar nossas ofertas inovadoras para atender e superar as expectativas ao longo de toda a jornada de quem voa com a Qatar Airways.
Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Qatar Airways Group
Qatar Airways é a maior parceria da Starlink em aviões
A Qatar Airways não é a primeira companhia área a oferecer internet via Starlink em aviões. A Hawaiian Airlines fechou um acordo com a Starlink em 2022 para ter esse tipo de serviço, só para dar um exemplo.
Contudo, a Qatar Airways se destaca por ser a maior companhia aérea a fechar uma parceria com a Starlink. Se a empresa seguir o plano de equipar toda a sua frota com a tecnologia em até dois anos, mais de 250 aeronaves de diferentes portes oferecerão o serviço dentro desse prazo.