Cenas impressionantes marcaram a passagem do tufão Wipha pelo sul da China no último domingo (20). Um vídeo gravado por uma testemunha e compartilhado nas redes sociais mostra uma criança sendo arrastada pela ventania e moradores se apoiando uns nos outros e lutando para permanecer de pé enquanto tentavam escapar da tempestade.
As imagens, que viralizaram rapidamente, foram registradas nas proximidades do prédio da Ópera de Zhuhai, uma cidade costeira. Em um dos momentos mais chocantes da gravação, que tem cerca de 30 segundos, uma criança é literalmente levantada do chão e levada a vários metros de distância pela força dos ventos enquanto buscava abrigo.
De acordo com a mídia estatal chinesa, o tufão atingiu Zhuhai por volta das 17h50 (horário local), o equivalente a 6h50 no horário de Brasília. Antes de chegar à cidade, a tempestade já havia passado por Hong Kong, onde provocou rajadas de vento superiores a 167 km/h e acumulou mais de 110 mm de chuva em apenas três horas.
As autoridades locais seguem monitorando os impactos causados pelo fenômeno, que provocou transtornos em diversas regiões da costa sul do país.