Pop Na Tv™Pop Na Tv™
    Populares

    Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

    19 de junho de 2025

    Gaby Cabrini vai às lágrimas no ‘Fofocalizando’ ao lamentar morte de grande amiga

    19 de junho de 2025

    Odoguiinha aposta em forró romântico em seu novo single “Eu e Você”

    19 de junho de 2025
    • Famosos

      Bispo Geldi Batista ex de Isa Reis apresenta sua nova namorada

      3 de março de 2023

      Tati Zaqui: Conheça a trajetória de sua carreira que é um sucesso

      23 de fevereiro de 2023

      A vida amorosa de Juliana Caetano, a cantora mais sexy do forró

      16 de fevereiro de 2023

      Saiba porque os Yanomamis corre risco a sua sobrevivência

      15 de fevereiro de 2023

      Porque os franceses odeiam a série Emily em Paris.

      4 de janeiro de 2022
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

      19 de junho de 2025

      Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

      19 de junho de 2025

      Trump estende pela terceira vez prazo para banir TikTok

      19 de junho de 2025

      Bruno Mars surge com skin brasileira no Fortnite e lança “Bonde do Brunão”

      18 de junho de 2025

      Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

      19 de junho de 2025

      Bruno Mars surge com skin brasileira no Fortnite e lança “Bonde do Brunão”

      18 de junho de 2025

      Anitta tranquiliza fãs após diagnóstico de infecção bacteriana severa: “Já, já tô de volta”

      17 de junho de 2025

      Alanis Morissette conta que a 1ª camisa de grife que teve foi um presente de Madonna

      16 de junho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Pop Na Tv™Pop Na Tv™
    Pop Na Tv™Pop Na Tv™
    Início » Vivo é a internet mais reclamada na Anatel; Claro e TIM têm piores índices no móvel
    vivo-e-a-internet-mais-reclamada-na-anatel;-claro-e-tim-tem-piores-indices-no-movel
    Tecnologia

    Vivo é a internet mais reclamada na Anatel; Claro e TIM têm piores índices no móvel

    RSSBy RSS9 de abril de 20244 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    A Anatel divulgou o Panorama de Reclamações de 2023, que apresenta uma análise sobre as queixas feitas contra serviços de telecomunicações ao longo do ano. A Vivo é a operadora de banda larga com mais queixas, enquanto Claro e TIM tiveram os piores resultados no móvel pré-pago e pós-pago. A agência registrou queda de 24,1% no volume de protocolos.

    A agência afirma que a queda no número de protocolos pode estar relacionada com melhorias implementadas pelas operadoras nas centrais de atendimento de primeiro nível e no funcionamento dos serviços. No entanto, o próprio portal de reclamação na Anatel só permite abrir uma solicitação caso o consumidor já tenha um protocolo de atendimento emitido pela ouvidoria da prestadora.

    Dentre os números absolutos, a Claro foi a operadora mais reclamada em 2023, com mais de 440 mil protocolos abertos. A Vivo figura no segundo lugar, seguida por TIM e Oi:

    Número de reclamações Claro Oi TIM Vivo
    Banda larga 103.300 59.828 30.121 98.838
    Celular pré-pago 74.945 – 67.178 64.910
    Celular pós-pago 187.591 – 148.612 135.748
    Total de reclamações* 440.449 135.800 251.359 359.836
    *O total de reclamações também leva em conta os serviços de TV por assinatura e telefonia fixa.
    Tabela elaborada pelo Tecnoblog com dados da Anatel.

    Vivo é a mais reclamada na banda larga fixa

    No serviço de banda larga, a Claro é a operadora com o maior número de protocolos absolutos, com 103,3 mil reclamações. No entanto, a Anatel adota outra métrica para melhor comparação: o Índice de Reclamação (IR) leva em conta a proporção entre o número de assinantes e protocolos abertos.

    A adoção do índice como forma comparativa é justa: uma operadora com maior participação de mercado naturalmente terá mais reclamações que uma concorrente com a metade do número de clientes.

    Entre as três maiores operadoras de internet fixa, a Vivo obteve a pior nota, com 1,25 reclamações a cada 1 mil assinantes. A Oi figura em segundo lugar, com IR de 1,01, enquanto a Claro tem o índice de 0,87.

    A Anatel não levou em conta a participação da TIM e Sky nos resultados anuais, pois as prestadoras não possuem grande participação de mercado no serviço de banda larga fixa. No entanto, o IR dessas teles pode ser pior que da concorrência: em dezembro de 2024, a Sky registrou 3,79 protocolos para cada 1 mil assinantes, enquanto a TIM teve índice de 3,47.

    TIM e Claro são as mais reclamadas no serviço móvel

    A Anatel divide as reclamações de telefonia móvel nos segmentos pós-pago e pré-pago.

    No pós-pago, modalidade com cobrança recorrente mensal via boleto ou cartão de crédito, a TIM foi a operadora com pior colocação, com 0,56 reclamações para cada 1 mil assinantes. A Claro aparece em seguida, com IR de 0,45, enquanto a Vivo é a menos reclamada, com nota 0,25.

    Já no pré-pago, que exige recargas, a Claro é a operadora que lidera o índice de reclamações com 0,18, seguida por TIM (0,16) e Vivo (0,14). Na comparação com o ano anterior, a TIM foi a prestadora com maior redução de protocolos, com queda de 8,3%.

    Claro é a operadora de celular pré-pago com mais reclamações na Anatel em 2023 (Imagem: Divulgação)

    O assunto mais reclamado no celular pré-pago foi “Bloqueio, desbloqueio ou suspensão”. No pós-pago, as principais queixas estão relacionadas a cobrança.

    Cobrança é o assunto mais reclamado em telecom

    O estudo da agência mostra que a cobrança de serviços pós-pagos ou créditos do pré-pago são os principais motivos para os consumidores abrirem uma reclamação, com mais de 436 mil protocolos. Ainda assim, houve queda de 32,6% em relação ao número de chamados do ano anterior.

    Outras reclamações financeiras também tiveram números relevantes, como “Cobrança em desacordo com o contratado”, “Cobrança após cancelamento”, “Cobrança indevida de multa por fidelização (multa rescisória)” e “Cobrança de serviço, produto ou plano não contratado”. Ao todo, esses itens representam 18% do total de protocolos.

    As reclamações sobre qualidade de funcionamento dos serviços tiveram redução de 14%, com cerca de 45 mil protocolos a menos que em 2022. O desempenho foi visto principalmente nos serviços de telefonia fixa e celular pós-pago.

    Em relação ao cancelamento de serviços, a Anatel teve 59 mil reclamações a menos que o ano anterior, com queda de 46% no celular pré-pago e 36% no celular pós-pago. As reduções ocorreram principalmente em chamados sobre cancelamento indevido do pré-pago e dificuldade de cancelamento do pós-pago.

    O relatório completo está disponível no site da Anatel.

    Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

    * ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade

    ‘mais Administração Analise de sistemas Anatel Bluetooth Ciência Ciência da computação Claro Comunicação Dados digitais educação Engenharia Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação índices Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia Internet móvel piores Processos da gerência de projetos Produção Programador reclamada Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação Telecomunicações tem TIM vivo
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

    19 de junho de 2025

    Gaby Cabrini vai às lágrimas no ‘Fofocalizando’ ao lamentar morte de grande amiga

    19 de junho de 2025

    Odoguiinha aposta em forró romântico em seu novo single “Eu e Você”

    19 de junho de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    BTS anuncia retorno como grupo completo para março de 2026

    18 de junho de 2025

    Karol G resgata ícones das novelas em vídeo inédito para o lançamento de ‘Tropicoqueta’

    17 de junho de 2025

    Cynthia Erivo aposta em sensibilidade e reinvenção em seu novo álbum ‘I Forgive You’

    6 de junho de 2025

    Jennifer Lopez protagoniza novo musical de Bill Condon, ‘Kiss of the Spider Woman’

    5 de junho de 2025
    Top 5

    Odoguiinha aposta em forró romântico em seu novo single “Eu e Você”

    By RSS

    Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

    By RSS

    Bruno Mars surge com skin brasileira no Fortnite e lança “Bonde do Brunão”

    By RSS

    Presidente do TCE-AM anuncia novo Canal de Denúncias e reforça política de integridade

    By RSS

    Cartão Passa Fácil Social é regulamentado e vai beneficiar cidadãos de baixa renda em Manaus

    By RSS
    Pop Na Tv™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Pop Na TV™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.